sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Fitness | Alimentação

Como prometido vim finalmente escrever-vos um post sobre a minha alimentação desde que me iniciei no mundo do ginásio.

Já tinha dito que o meu objectivo não é propriamente perder peso... e sim, ganhar força (massa muscular) e tonificar. Para isso preciso de uma dieta equilibrada para que os resultados sejam visíveis, para além disso nunca ninguém morreu por ter uma alimentação saudável, certo ?

Neste post vou falar de todas as refeições que faço por dia... ao todo são 6 (sim, espero que saibam que quantas mais vezes comem menos fome teem ás refeições :) basta comer um pouquinho de cada vez para se manterem saciadas).
Não se esqueçam da água (nada de refrigerantes)... 2L de água por dia é suficiente e não custa nada!

Ao pequeno-almoço como sempre pão integral com manteiga de amendoim e um iogurte, porém para quem não gosta de manteiga de amendoim pode sempre optar por uma fatia de fiambre de peru/frango (com esta última escolha não se ingerem tantos hidratos de carbono).

A meio da manhã, opto sempre por um iogurte e uma barrita de cereais (para quem estiver curiosa eu costumo comprar as de marca Continente, mas claro que podem optar por barritas Fitness, a escolha é vossa).

Ao almoço podemos ingerir hidratos de carbono, mas temos de ter sempre em atenção ao tipo de carne e peixe que comemos. O que recomendo como peixe é atum em água, carnes magras recomendo frango ou peru.
Nas fotos que mostro em baixo, são das minhas refeições que levo para a faculdade (de terça a sexta), assim demonstro-vos que não é difícil comer de forma saudável fora de casa. Não costumo comer sempre saladas (não se assustem!), nesta semana calhou porque simplesmente me apetecia :)
Também levei sobremesa todos os dias... a tão adorada gelatina!!
Nota: Não coloco qualquer tipo de temperos em saladas por gosto pessoal, mas vocês podem colocar! Só tentem evitar ao máximo o sal  e os molhos calóricos :) | Também não recomendo o preparado de atum pois quando o comprei não reparei que vinha em óleo (apesar de ser muito bom... não é de todo uma boa opção).





A meio da tarde volto a comer um iogurte e a barrita de cereais... escolham sempre algo que vos aconchegue o estômago. Não convém conter muito açúcar e por esta altura já começa a ser proibida a ingestão de hidratos de carbono :)

Ao jantar é muito importante escolhermos uma refeição super leve! As melhores escolhas são o peixe e a carne (que recomendei mais acima) com legumes. Quem não é fã de legumes cozidos pode optar por salada (como eu :p).
Já tenho comido também creme de bróculos, por conter as tais calorias negativas!

E por fim, a ceia... ou seja, antes de nos irmos deitar! Nada melhor que aconchegar o estômago com um iogurte, seja ele sólido ou liquido. Penso que não haja melhor opção! 


Agora vou só responder a duas pergunta que me fizeram... 

O que costumo comer antes de ir treinar e com quanto tempo de antecedência ?

Quando chego da faculdade costumo ir logo para o ginásio, por isso a minha opção é comer um pacotinho de bolachas sem açúcar para me dar alguma energia. No entanto, espero brevemente juntar-me ao batido de proteína para que o meu desempenho seja ainda melhor. E aí irei beber antes e depois do ginásio, ou apenas depois. Mas isso serão outras conversas :)


Costumas comprar só produtos light ?

Sim, normalmente só compro iogurtes light e barritas também, apesar de não ser obrigatório. O atum em água também é considerada uma escolha light para mim porque estava habituada a comer só atum em óleo.

Se tens mais alguma pergunta podes deixá-la aqui em baixo... se tiver perguntas suficientes faço um post só para esclarecer dúvidas :)
Espero que tenham gostado!

4 comentários:

Isa deep disse...

Gostei muito do post.
Basicamente faço o mesmo número de refeições que tu.Gostei muito das tuas saladas. Ainda não experimentei a de feijão frade e delicias do mar com atum, mas tem um aspecto delicioso.
Os iogurtes só gosto de naturais sem sabor e sem açúcar. E á tarde costumo comer uma peça de fruta.

Bjs

Leeticiaa disse...

São óptimas escolhas :D
um beijinhO

Magda Carvalho disse...

Olá, não conhecia o teu blog mas já o estou a seguir :)

Leeticiaa disse...

Obrigada Magda :) espero que gostes!
beijinhOO